Profº Wladimir do Carmo, iniciou sua trajetória na APV como árbitro em 1995, passando por todas as categorias da arbitragem (CN, C, B e A), foi integrante ativo na gestão anterior comandando os departamentos de Cerimonial, Técnico e parte do administrativo, sendo orientado sempre pelos mentores João Vicente (ex-presidente da APV) e Cesar Tavares (ex-diretor de arbitragem), além dos demais diretores da época: Thomate, Fausto, Elder que eram os mais próximos, adquirindo assim conhecimento suficiente para ser o gestor da APV. Elegeu-se presidente da APV em 2013 e está até os dias de hoje, sendo assessorado pelos diretores Fausto José de Lara, Goiaba, Tininho e nossa secretária Janete.

O maior desafio apresentado desde o ano em que assumiu até a atualidade foi ter que se reinventar a forma de como fazer a gestão, devido a inúmeras ligas concorrentes e decorrentes de ex-membros da APV, fazendo com que a cada ano a excelência, organização, arbitragem e equipes como associadas se mantivessem e aumentasse a cada ano.

Durante a pandemia no ano de 2020, a APV foi a única entidade do interior que organizou torneios rápidos, respeitando os protocolos estabelecidos e isentou todas as taxas administrativas, e as equipes que aceitaram participar, se responsabilizaram somente pelos pagamentos da arbitragem. Uma maneira de manter vivo o voleibol. Em 2021 os torneios foram crescendo e as aberturas nos protocolos nos ajudaram, retornando mais equipes e categorias. Demos também início ao 1º Inter Ligas do Estado de São Paulo.

Foi necessária uma alteração no estatuto e complemento no nome da APV, registrando em cartório o nome de APV – Associação Pró Voleibol de Porto Ferreira, devido a algumas ligas no Estado de SP utilizar a mesma sigla e a maioria das equipes do interior, se confundiam e queriam estar atuando na APV de Porto Ferreira.

Não ficando somente nos campeonatos organizados pela entidade, a APV é a responsável de arbitrar diversos outros campeonatos da região na modalidade, como Jogos do SESI em algumas unidades do Estado, Copa Amigos do Esporte sediada em Águas de São Pedro e atualmente em São Pedro, Jogos Municipais de Porto Ferreira, Jogos Universitários, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Joguinhos Abertos da Juventude da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Estado SP.

Indo em busca de sempre se inovar e crescer, em 2018 pela Lei de Fomento Municipal de Porto Ferreira foi dado início ao projeto que abrange as modalidades de voleibol, voleibol Melhor Idade, futsal, atletismo, atletismo PCD, basquete, futebol, ginástica artística, hidroginástica, natação, fitness e recreação, com atendimento a aproximadamente 1200 pessoas mês, divididos em diversos bairros da cidade, com 15 professores de Educação Física envolvidos.

“Base Forte – Futuro Certo” – um projeto social pela Lei de Incentivo do Esporte Estadual através do abatimento do ICMS foi aprovado em 2019 pelo Governo do Estado de SP, em publicação no diário oficial, mas não conseguimos dar início, devido a pandemia que se deu juntamente com a captação de recursos de empresas para início das aulas. Em 2022 outro projeto foi aprovado aguardando o apadrinhamento de alguma empresa para início oficialmente do projeto com total realização tríplice: Governo do Estado, Empresa e APV.

A pandemia do COVID-19 em 2020 se instalou no mundo de uma forma que esta geração não havia passado por nada igual, e foi um ano bem difícil, mas conseguimos realizar 2 torneios rápidos da categoria adulto masculino e feminino, quando os decretos deram uma flexibilizada.

Em 2021 pensamos em retornar os campeonatos tradicionais, mas a pandemia e os casos vieram à tona, elevando novamente o número de casos e não conseguimos desenvolver os jogos após os congressos técnicos. Mas no segundo semestre realizamos um campeonato juvenil, adulto e master.

A atividade física estava sendo um canal bem positivo aos que estavam fechados em casa e os médicos tiveram resultados positivos em pacientes que tinham contraído o coronavírus mais graves se recuperando com atividade física, fisioterapia e tratamento emocional.

Em 2022 o retorno, mesmo com o país em pandemia, os campeonatos regulares voltaram com força máxima, ainda seguindo os protocolos exigidos pela OMS, e até hoje estão em andamento com diversos jogos na semana em todo o interior paulista. Acrescentamos em nosso Circuito Estadual de Vôlei de Praia a categoria sub 16, com 20 duplas masc. e fem., realizando 7 etapas…. sucesso total.

O quadro de árbitros sempre foi bem grande e competente para diversos campeonatos que atuamos ao mesmo tempo.

A visão atual desta gestão, é sempre manter a qualidade na organização, boa arbitragem, transparência nas tomadas de decisões, quantidade de jogos e equipes, com preço acessível a todas as equipes, mantendo conosco nossos associados e atraindo novos.

Agradecer de coração a todos que contribuíram pela entidade de forma direta ou indiretamente, na gestão dos ex-presidentes e ex-diretores de forma a dar continuidade no trabalho idealizado em 1989 e sempre modernizando para sempre estar à frente do voleibol paulista.

×